terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jovens da Comunidads São Cristóvão participam do Retiro Espiritual da Pastoral da Juventude


No Domingo, dia 17 de junho de 2012, integrantes do Grupo de Jovens da C.E.B. São Cristóvão, participaram de um Retiro Espiritual organizado pela Pastoral da Juventude da Paróquia São Sebastião. No retiro, cujo tema foi “Espiritualidade e Leitura Orante da Bíblia”, as palestras e atividades foram divididas em três momentos: a Espiritualidade, Leitura Orante e Musicalidade.

A palestra sobre Espiritualidade, presidida pelo assessor da PJ Paroquial Tarcízio Gomes, deu abertura ao encontro. Nesse momento os jovens aprenderam um pouco sobre a espiritualidade cristã e como vivenciá-la, como também fizeram uma reflexão sobre a vida cristã em comunidade. “ A espiritualidade varia de pessoa para pessoa e não há como medi-la, mas ela pode ser explicada como a forma com que cada pessoa conversa e se aproxima de Deus”, disse Tarcízio sobre a espiritualidade.

Depois, os jovens foram orientados, pelo coordenador da PJ Paroquial Wilson, a realizar a Leitura Orante da Bíblia, que se explica como sendo uma leitura mais atenciosa e meditada da palavra de Deus. Essa leitura, segundo Larissa, vem sendo praticada nos encontros de formação para a Crisma na C.E.B. São Cristóvão.

Quanto à musicalidade, Rosilene e Wilson, coordenadores da PJ Paroquial, explicaram sobre a importância das músicas em cada tempo litúrgico e dividiram os jovens em grupos, pedindo-lhes para falar o quão é importante a música em suas vidas e em seus grupos de jovens. “Queríamos mostrar que a música também se faz e deve se fazer presente nos encontros dos grupos de jovens, visando a relevância dos cânticos em cada tempo litúrgico.” Disse Rosilene.

O Retiro se encerrou com uma grande roda de aproximadamente 60 jovens, que fizeram suas preces de agradecimento e oração final. Depois foi perguntado a coordenadora Rosilene Dionísio, sobre a experiência do encontro, e ela disse: “Foi um ótimo retiro, tanto em quantidade quanto em qualidade, pois houve uma boa interação entre jovens e grupos que não se conheciam e percebemos também que muitos saíram com uma outra concepção sobre a espiritualidade na vida do jovem de hoje.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário