Nossa Comunidade

A Comunidade São Cristóvão, situada no bairro Roselândia, teve início com novenas feitas nas casas e dessas novenas surgiu um grupo de reflexão, tendo por fundadores: Cristalino Januário, José Maria Rodrigues, Sr Sebastião e outros. Todo esse trabalho foi incentivado pelo Pe. Américo que presidiu missa em maio de 1978, na casa de um dos participantes do grupo.

Com o passar do tempo, foi necessário dividir o grupo, criando três outros grupos de reflexão. Os animadores foram: Geraldo Basílio, Sebastião e sua filha Neide, Fátima Natalina da Silva e Paulo F. Guimarães. Todos participavam da Comunidade São Francisco de Assis, mas queriam ver surgir sua própria comunidade. Em seguida, mudou-se para o bairro, Wellington Batista. Como era membro ativo da comunidade Nossa Senhora Aparecida (Boa Sorte), incentivou ainda mais para que o objetivo fosse alcançado. Em 1985 foi realizada uma primeira festa para a compra de lote e posterior construção de uma capela, com apoio agora dos padres Francisco, Hilário e Antônio.

Formada a Comunidade, foi feita a escolha do nome do padroeiro que, sugerido pelo padre Antônio, foi aceito com muita alegria: São Cristóvão – data comemorativa, 25 de julho.

Os primeiros coordenadores foram os Srs. Cristalino Januário e José Maria Rodrigues.

A primeira celebração no local da Igreja foi realizada no dia 23 de fevereiro de 1986 e a primeira missa foi celebrada no dia 29 de março de 1987 pelo Pe. Francisco. No dia 8 de abril de 1987, inicia-se o estudo bíblico nas casas, orientada pela irmã Silvia.

O serviço de terraplanagem do terreno da capela teve início no dia 1º de março de 1987.

Após muitas lutas, festas e às vezes, desânimos, conseguimos perseverar, e no dia 29 de julho de 1989, ás 18 horas, inauguramos o salão comunitário, realizando uma caminhada que saiu da residência do Sr. Cristalino Januário (onde até então eram realizados todos os trabalhos comunitários) até o salão, contando com a presença de D. Waldir (nosso bispo diocesano da época), dos padres Francisco, Gígio e pessoas das comunidades vizinhas.

O dia 25 de julho de 1990 foi outro dia marcante para nossa comunidade: a chegada da imagem do nosso padroeiro São Cristóvão. Nesta dia, houve uma caminhada que saiu da Comunidade São Francisco de Assis até o salão comunitário, encerrando com uma missa presidida por D. Waldir.

A nova capela foi inaugurada no dia 25 de julho de 2001. Desta vez a missa foi presidida por D. João Maria Messi (nosso atual bispo diocesano).

Essa é a nossa história e juntos continuamos nossa caminhada, divulgando sempre a Palavra de Deus.